Beber vinho não combina com o verão, certo? Errado. Embora a cerveja seja, com folga, a bebida mais consumida nos meses quentes do ano, um bom espumante, um branco ou rosé de qualidade, e mesmo um tinto com teor alcoólico moderado, fazem a alegria dos apreciadores mais fiéis da bebida de Baco. Especialistas e sommeliers costumam dar boas dicas para quem aprecia vinhos e quer saber o que escolher nas casas do ramo e supermercados para consumir na estação da praia, das férias e das viagens com a família ou amigos.
O mais recomendado é tomar vinhos leves, com toques cítricos e refrigerados, que combinam com peixes, ostras, saladas e frutas. Eles também são perfeitos para ser degustados à beira de uma piscina ou acompanhados de petiscos, aperitivos, pizzas e queijos. Há quem aprofunde o debate e sugira o sauvignon blanc e o chardonnay, feitos a partir de castas que dão origem a vinhos com menor teor alcoólico, mais secos, jovens, menos complexos e que casam bem com os pratos típicos do verão.
Vinhos brancos e espumantes se harmonizam perfeitamente com saladas, seja como aperitivo, entrada ou prato principal. Já os rosés podem ser a melhor companhia para pratos como peixe, paella ou caldeirada. No caso dos tintos, os sommeliers sugerem exemplares mais jovens, que estão prontos para o consumo de dois a quatro anos após a produção. O ideal é que sejam consumidos abaixo dos 15 graus, porque em temperaturas muito baixas (isso vale também para os vinhos brancos) anestesiam as papilas e prejudicam a percepção do aroma e do sabor.
Até os vinhos fortificados, mais alcoólicos que os demais, podem ser degustados no verão. O importante é escolher uma boa marca, os acompanhamentos certos e beber na temperatura indicada, tirando o máximo proveito do produto.
À saúde!
Rodovia SC-114 Km 300
São Joaquim/SC
Vendas Internas PF: 49 99983-1529
Vendas Internas PJ: 49 99815-5600
Reservas: 49 3233-8226
Reservas: 49 99983-1018
Política de Privacidade
Política de Cookies